O uso e costume nas Assembléias de Deus hoje
A visão atual que se observa em boa parte das Assembléias de Deus, principalmente nos maiores centros,
no que tange o uso e costume, é bem mais liberal do que a tempos atrás. Observa-se que não se restringe às irmãs o uso de maquiagem ou de pintura nos cabelos, ainda que se oriente, porém, que se
faça uso da modéstia no atavio.
Normalmente não se restringe o uso de calça às irmãs, principalmente nas atividades profissionais,
tendo-se, porém, o costume do uso de saias ou vestidos nos cultos públicos.
Já não se restringe, mais também, às irmãs o uso de roupas que não tenham manga, mas geralmente pede-se
que não se faça uso de roupas de alça ou de decotes exagerados, lembrando sempre o pudor no vestir que a palavra de Deus nos ensina.
Outra coisa que se observa, é que não se restringe as irmãs o uso de jóias de forma modesta. Sendo
aceitável, por exemplo, um brinco pequeno. Relembra-se, porém, a modéstia que é recomendada pela palavra de Deus às santas mulheres.
Quanto aos irmãos, em boa parte das igrejas locais já não se restringe o uso de bermudas,
principalmente no descanso domestico. Alerta-se, porém, para a preocupação com o pudor que é próprio dos santos.
Toda esta mudança, geralmente, não é bem vista pelos mais tradicionais. Que não aceitam, e muito menos
entendem o porquê da mudança. Para entender por que o costume se altera, é necessário observar melhor o assunto através da bíblia e da historia da
igreja.
O costume, ao contrario do mandamento, se altera através do tempo e do local. E isso nos é bem notório
quando observamos que dentro das Assembléias de Deus, uma igreja agora centenária, o costume muito se alterou em relação ao que era adotado no principio. E ainda mesmo hoje, o costume se altera
conforme o local ou o ministério que o orienta.
A mudança através do tempo ocorreu de uma maneira geral, ou seja, em todas as igrejas locais. Prova
disso é que se fosse possível retroagir no tempo, há cem anos, a irmã mais conservadora, da igreja local mais rigorosa com o uso e costume dos nossos dias, com certeza, ela causaria escândalo as
igrejas daquela época.
E como é fato que além de se alterar no tempo, o costume também se altera no local. Desta forma, uma
igreja local adota um costume, e outra igreja local um costume diferente. Até ai não teríamos problema algum. O problema, na verdade, reside no fato de que algumas igrejas locais, ou alguns
indivíduos que nelas há, não aceitam que outros tenham um costume diferente do deles. Quando isto acontece tal individuo ou tal igreja, passa então, a adotar uma postura farisaica e passa também
a tentar, através de interpretações isoladas de versículos bíblicos, dar caráter de mandamento aos seus costumes. Passa ainda, depois disso, a se achar no direito de julgar e condenar os que têm
uma opinião diferente.
Quando encontram alguém com o costume diferente do seu, os fariseus modernos os acusam de serem uma
igreja “de porta larga”, dizem que tal igreja abre mão dos bons costumes só para arrebatar mais ovelhas, e se algum crente resolve congregar lá, é porque está procurando facilidade.
Mas o bom Deus tem provido a sua igreja de homens que querem instruir os seus filhos na sua palavra e
não em mandamentos de homens. Homens que não estão dispostos a atar pesados fardos para lançar nas costas do próximo. Homens que tem sido usados para ministrar biblicamente sobre esse assunto, e
nesta matéria, tem se destacado o Pr Silas Malafaia, principalmente em sua mensagem “Legalismo e Liberdade Cristã”. Esta mensagem muito me ajudou a entender a realidade deste assunto e a desfazer
em minha mente os sofismas que os fariseus impregnam com seus ensinos.
Vamos então, a partir de agora, analisar a luz do contexto bíblico, os versículos que os fariseus
contemporâneos usam de maneira isolada para acusar os que não pensam como eles:
Para tentar justificar a proibição do uso de calça pelas irmãs, usam o seguinte
versículo: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”.(Deuteronômio 22:5) O que não
fica claro é onde a bíblia diz que calça é roupa de homem. Neste caso em que grupo se enquadra as camisetas?
Sem dizer que este versículo se encontra na lei sacrificial de Moisés, aquela que a bíblia diz que foi
“ab-rogada por causa da sua fraqueza e inutilidade”.Desta feita, se fossemos guardá-lo, teríamos de guardar também o verso vinte e dois do mesmo capitulo que diz que o casal que cometer
adultério deve ser morto:“Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel”.
(Deuteronômio 22:22)
Paulo é severo em advertir sobre isso: “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais
pela lei; da graça tendes caído.” (Gálatas 5:4) Deixemos pois a lei, e vivamos o evangelho da graça de Cristo.
Um outro argumento que os fariseus amam e usam muito é: “tem de usar assim ou assado para ser diferente
do mundo”. É bem verdade que Deus quer que seus filhos se diferenciem do mundo. Porém, esta não é uma maneira eficiente, já que pode ser facilmente imitada. Prova disso, é que varias seitas, que
negam as mais importantes doutrinas bíblicas, excedem no zelo quanto ao uso e costume a todas as igrejas evangélicas.
O próprio Senhor determinou o que diferenciaria os seus discípulos: “Nisto todos conhecerão
que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35) É o amor, que os fariseus sacrificam quando condenam seus irmãos, que verdadeiramente diferencia e identifica o
cristão. Este diferencial o ímpio jamais poderá imitar, pois o dia que o fizer, deixará de ser ímpio e se tornará também servo de Cristo Jesus.
Já no novo testamento, o versículo predileto dos apologistas radicais da “doutrina do uso e costume”
talvez seja I Pedro 3:3-4, que diz: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração;
no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”.
Numa leitura rápida, talvez realmente possamos entender o seguinte: Pedro está dizendo
que a mulher cristã não deve de maneira nenhuma usar jóias, pois está escrito: “O enfeite delas não seja o exterior... no uso de jóias de ouro”. Mas note que Pedro não fala só
das jóias, mas também do “frisado dos cabelos” e da“compostura dos vestidos”. Desta forma, para proibirmos aqui as jóias, obrigatoriamente, teríamos de proibir as
irmãs o pentear os cabelos e o uso dos vestidos decentes e bonitos.
Esta claro então, que há algo errado com a interpretação deste versículo. Mas qual seria a maneira
correta de interpretá-lo? Para interpretá-lo corretamente nos será útil interpretar antes João 6:27, que diz: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a
vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” Analisemos... O que o Senhor Jesus está dizendo? Que devemos abandonar o nosso trabalho secular e
trabalhar apenas para o reino de Deus? Nada disso! Se fizermos isso corremos o risco de morrer de fome, pois a bíblia também nos manda trabalhar e conquistar com nossas próprias mãos nosso
sustento. Jesus está dizendo que devemos priorizar o Reino de Deus.
Da mesma forma, quando Pedro, pelo Espírito, diz: “O enfeite delas não seja o exterior... Mas
o homem encoberto no coração”, ele não quer com isso, dizer que a mulher cristã tem de ser um verdadeiro modelo de desleixo com a aparência, observe que uma das características da
mulher virtuosa é se vestir bem: “Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura”. (Provérbios 31:22) Pedro está dizendo sim, que a prioridade da mulher
cristã não deve ser ataviar o seu exterior, mas sim o seu coração. Se ela se preocupa em ter um exterior bem aparentável, muito mais deve desejar ter um coração que o Senhor admire.
Outro trecho do novo testamento que possui idêntica mensagem é I Timóteo 2:9-10, lá Paulo
diz: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que
fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”.
O apostolo está dizendo que ao invés de se ataviar com as “tranças, ou com ouro, ou pérolas,
ou vestidos preciosos” as mulheres cristãs devem se ataviar com as “boas obras”. É lógico que literalmente isso não seria possível. Então, o que ele de uma forma figurada está
dizendo, é o mesmo que disse também Pedro, que a prioridade da mulher cristã deve ser um coração bonito, um coração agradável ao Senhor.
Mas também aqui, em I Timóteo 2:9, encontramos o verdadeiro princípio bíblico que deve reger o uso e
costume na igreja, a saber: “pudor e modéstia”. São estas duas virtudes que todo servo e toda serva de Deus deve estimar. Veja que a bíblia, por ser uma mensagem universal, não diz:
não use calça, ou use brincos de até 5mm. Não diz isso, porque em algumas culturas as calças poderiam não se enquadrar no pudor, enquanto em outras, brincos até maiores do que o citado poderiam
ser considerados modestos. A preocupação do cristão deve ser a de se portar com “pudor e modéstia” dentro da sua própria cultura.
Espero eu, nobre leitor, que essa simples matéria possa ser mais uma contribuição para que você tenha
uma visão bíblica desse assunto tão polêmico que é o uso e costume. Aos que tem sido influenciados pelos religiosos a fazer um mau juízo dos irmãos que tem um costume diferente, deixo a
advertência do Senhor: “...Acautelai-vos do fermento dos fariseus...” ou seja “...da doutrina dos fariseus...” (Mateus 16:6,12) E a todos nós é útil a
recomendação do Espírito Santo através de Paulo em I Corintios 10:31-32: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de
modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” Agora quanto aos fariseus... Não nos desgastemos nos preocupando se ficarão escandalizados conosco,
pois até com o próprio Senhor Jesus eles se escandalizaram.
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